Síndrome Alcoólica Fetal (SAF): uma questão (subestimada) de Saúde Pública

O consumo (uso ou abuso) de bebidas alcoólicas durante a gravidez representa um dos mais sérios riscos para saúde física e mental das crianças e adolescentes. A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) é a consequência danosa deste ato subestimado ou negligenciado por muitos, inclusive, médicos e outros profissionais da Saúde. A SAF, doença que causa de graves malformações orgânicas (cérebro, coração, rins, etc.), dismorfias faciais (microcefalia, microftalmia, ausência do sulco naso-labial, retrognatismo, etc.) e déficit cognitivo variável, desde a retardo mental grave até leves alterações de comportamento, responsável por crianças nascidas com baixo peso, é cerca de dez vezes mais frequente que a Síndrome de Down (mongolismo), podendo-se dizer que, em grupos populacionais mais vulneráveis, representa 1% dos nascimentos vivos (!).

Profº José Mauro Braz de Lima, Prof. Assoc. de Medicina da UFRJ. Coord. do Programa Acadêmico CEPRAL/HESFA-UFRJ

[+] Saiba mais

Participe das audiências públicas da Anvisa!

A Abead apoia e estará presente nas duas audiências públicas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que serão realizadas no dia 6 de outubro, às 9h e às 15h, no auditório do INCA – Instituto Nacional de Câncer. O encontro discutirá as Consultas Públicas 112, referente à proibição de aditivos, e a 117, que aborda a exposição dos cigarros nos pontos de venda e a ampliação das imagens de advertência nos maços.

[+] Saiba mais

Ministro recua e diz ser contra restaurante para fumante

Criticado por colegas dos ministérios da Fazenda, da Casa Civil e por integrantes do movimento antitabagista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recuou e afirmou nesta quarta-feira que a equipe técnica da pasta dará parecer contrário à criação de restaurantes exclusivos para fumantes.

[+] Saiba mais

Rigor para venda de álcool a menor

Texto que será avaliado pelo governador e posteriormente enviado à Assembleia prevê multas entre R$ 1,2 mil a R$ 60,9 mil. Vender, oferecer ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes poderá pesar – e muito – no bolso de empresários e comerciantes gaúchos.

[+] Saiba mais

Bebida alcoólica é droga legal, mas provoca mortes

A face sombria do álcool cada vez mais é exibida para a sociedade. Seja em acidentes de trânsito, famílias desestruturadas, jovens dependentes e, principalmente, em mortes. Essas são algumas das sequelas deixadas pelas bebidas alcoólicas ao longo do caminho.

[+] Saiba mais

Perfil do consumo de bebidas alcoólicas e fatores associados em um município do Nordeste do Brasil

Cad. Saúde Pública vol.27 no.8 Rio de Janeiro ago. 2011

Luciano Nery Ferreira; Zenilda Nogueira Sales; Cezar Augusto Casotti; José Patrício Bispo Júnior; Antônio Carlos Ricardo Braga Júnior

O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito pré-histórico. Há evidências arqueológicas da sua utilização em celebrações, ritos ou simples aglomerações de indivíduos. Com o processo civilizatório, o consumo de bebidas alcoólicas foi incorporado aos padrões sociais aceitáveis. No entanto, a associação do consumo de álcool com a dependência, comportamentos antissociais e violência deixou ao longo da história a percepção de que há um limite tênue entre o consumo aceitável e os seus efeitos psicotrópicos.

No Brasil o consumo de bebidas alcoólicas antecede a chegada dos portugueses. O cauim - bebida resultante da fermentação do milho e da mandioca - já era produzido e consumido pelos índios. Com a colonização portuguesa e a disponibilidade da cana-de-açúcar, popularizou-se a cachaça, que é uma bebida destilada com teor alcoólico consideravelmente alto.

[+] Artigo completo

Batalha pela vida

Giovanni Guido Cerri

O Estado de S. Paulo

Recentemente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ocupou este espaço para abordar, com propriedade, a necessidade de reestruturação da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para criar as condições necessárias a esse enfrentamento

No Estado de São Paulo foram criados, nos últimos anos, cerca de 400 leitos de internação de dependentes de álcool, crack e outras drogas, como alternativa terapêutica complementar ao acompanhamento ambulatorial realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A proposta do governo estadual é dobrar esse número até 2012.

[+] Artigo completo

Os garotos do Brasil

Ruy Castro

Folha de São Paulo

Sócrates, 57, volta para casa depois de 17 dias entre a vida e a morte no hospital por complicações decorrentes de cirrose do fígado. A partir de agora, não poderá mais beber álcool.

Mas isso não fará dele um ex-alcoólatra. Assim como o diabético que deixa de comer açúcar não se torna ex-diabético -torna-se apenas um diabético que deixou de comer açúcar-, Sócrates continuará sendo alcoólatra. Apenas terá deixado de beber.
Para a indústria cervejeira, sua doença é um desastre. Demonstra que ninguém, nem mesmo um homem inteligente, cidadão admirado e, ainda por cima, médico, como Sócrates, está a salvo de seu produto. Que este produto não é diferente dos "mais fortes", como os destilados, e que, apesar disso, entra alegremente pelas casas via televisão, patrocinando inclusive a seleção brasileira.

[+] Artigo completo

Neurociências

Dale Purves; George J. Augustine; David Fitzpatrick; William C. Hall; Anthony-Samuel LaMantia; James O. McNamara; Leonard E. White

Este livro reúne o que há de mais atual sobre o tema, com ilustrações que facilitam o entendimento dos tópicos abordados. Não somente o interesse cada vez maior por conhecer o sistema nervoso humano, mas também os efeitos debilitantes e de alto custo das doenças neurológicas e psiquiátricas reforçam a importância dessa área.

[+] Saiba mais

Entrevista com Ilana Pinsky

Mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo, e doutorada em Psicologia Médica pela Unifesp, Ilana Pisnky é professora supervisora na pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e especialista em pesquisas relacionadas a políticas públicas em relação ao consumo de bebidas alcoólicas e epidemiologia do consumo. Ilana permanece na vice-presidência da Abead nesta nova gestão. Confira a entrevista exclusiva que a profissional concedeu ao Boletim!

[+] Saiba mais

Aconselhamento em Dependência Química

O Aconselhamento é parte integrante do trabalho de todo profissional que atue na área de dependência química. Esse curso aprimora as diversas práticas que configuram as ações de: orientar, ajudar, informar, amparar e tratar o usuário ou dependentes

Datas

Início: Fevereiro de 2012 - Término: Janeiro de 2013
Inscrição a partir de setembro de 2011

[+] Saiba mais

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas no exterior

Estão abertas as inscrições para os candidatos interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras nas seguintes modalidades de bolsa no exterior: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado e Estágio Sênior, com início previsto entre fevereiro e maio/12.

O acesso aos formulários de inscrição deve ser feito diretamente por meio da Plataforma Carlos Chagas até 6 de outubro/11, data de encerramento do prazo para o envio das propostas.

[+] Leia mais

Álcool na gravidez pode comprometer o equilíbrio e a memória

O consumo de álcool durante a gravidez pode comprometer funções importantes do bebê, como equilíbrio, aprendizado e a memória. Mais de três milhões de crianças nascem por ano no Brasil como esses problemas devido ao álcool. O médico David Uip comenta.

[+] Assista

A Mulher Dependente Química

O dependente químico masculino sempre tem uma mulher que a ajude no tratamento. E a mulher já não tem. O homem encontra mais dificuldade de auxiliar a parceira.Por isso, percebe-se a mulher mais sozinha nesse processo.

[+] Assista

Vera Fischer deixa clínica de reabilitação no Rio após dois meses de internação

A atriz ficaria 15 dias internada para desintoxicar o organismo, mas decidiu permanecer por dois meses. Veja as imagens do momento em que Vera deixava a clínica.

[+] Assista

As notícias veiculadas nesta seção foram publicadas por outros veículos de comunicação e compiladas pela Abead. Elas não refletem a opinião da entidade, que não se responsabiliza pelo conteúdo.

Bêbados sabem quando erram, diz pesquisa
Um novo estudo promete tirar da bebida a culpa pelos atos falhos: segundo cientistas americanos, o álcool não reduz a consciência das pessoas. Quem nunca presenciou a cena de um bêbado em atitudes constrangedoras que atire a primeira dose ao santo.

Clínicas para usuários de drogas são 'depósitos de gente', diz psicólogo
Nesta quarta-feira (28), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) fez uma inspeção surpresa em 69 instituições de internação de usuários de drogas em quase todo o país. Goiás foi o estado com mais clínicas visitadas: nove; Tocantins e Amapá foram os únicos estados não incluídos na ação.

Projeto institui programa de apoio a dependente químico
O deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) apresentou em sessão plenária nesta quarta-feira (28/9), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui o Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico.

Alcoolismo motiva um a cada dez transplantes de fígado
Pelo menos um em cada dez transplantes de fígado é realizado em pacientes com cirrose decorrente do alcoolismo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, feito no Hospital de Transplantes do Estado Dr. Euryclides de Jesus Zerbini. Dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também apontam que esses casos representam entre 10% e 20% do total realizado pela instituição, que prevê 60 cirurgias desse tipo em 2011.

Cartilha alerta para os perigos do consumo de crack
O Conselho Federal de Medicina lançou uma campanha para o combate ao crack. As três publicações são resultado de três seminários em que gente de várias partes do Brasil discutiu como enfrentar o crack. Todo o material está na internet e, em breve, o que foi criado para o panfleto público estará disponível também em papel.

Muitos anos de 'Só por hoje'
Alcoolismo na terceira idade traz as sequelas de uma vida dedicada à bebida e à luta para largar a dependência. "Mas o primeiro gole! Gole? A coisa começa muito acima da garganta. Esse ouro espumante vem pelos lábios, frescura ampliada pela espuma que passa depois, lentamente, pelo céu da boca, uma felicidade filtrada de amargor."

Parar de fumar melhora a memória
Deixar o cigarro traz benefícios não apenas à saúde física, como também à memória. Uma pesquisa publicada na edição on-line de setembro do Drug and Alcohol Dependence mostra que, dias após parar de fumar, a memória recupera-se até chegar aos mesmos níveis de pessoas que nunca fumaram.

Debate aponta falhas no atendimento a dependentes químicos
Debatedores apontaram nesta terça-feira, em audiência da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, falhas no tratamento oferecido pelas operadoras de planos de saúde aos dependentes químicos.

Viciados que estão tratamento usam auxílio-doença para sustentar vício
O auxílio-doença é um direito de todo trabalhador segurado pelo INSS. Dependência química é uma dessas doenças. O auxílio-doença é um direito de todo trabalhador segurado pelo INSS. Dependência química é uma dessas doenças. Só que muita gente está aproveitando o recurso do governo pra sustentar o vício.

Até que ponto uma dose a mais é sinal de alcoolismo?
Além de vários problemas causados pelo álcool, a bebida pode levar à cirrose, uma doença grave. Confira a reportagem na íntegra.

Perigo: Epidemia do crack avança em São José dos Campos
Uma droga que virou epidemia. Um levantamento do CAPS - o Centro de Atenção Psicossocial de São José dos Campos - mostra um dado preocupante: o avanço do crack na cidade. Quatro em cada 10 pessoas que procuram atendimento no CAPS são viciados nesse tipo de droga.

Abead critica possibilidade de liberação de fumo em bares
A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) recebeu com preocupação a informação da possibilidade de criação de estabelecimentos destinados exclusivamente a fumantes e a flexibilização das ações propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação aos cigarros mentolados e a exposição nos pontos de venda.

A um clique: drogas permitidas
Você já ouviu falar em salvia divinorum, kratom e lótus azul? Com efeitos que vão da euforia ao delírio, o extrato ou a infusão de folhas dessas e de outras plantas têm atraído pessoas para o uso das "drogas legais".

Denúncia revela uso de crack em canaviais
Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), gerou polêmica entre deputados e a Unica (Associação dos Usineiros do Estado de São Paulo).

Prefeituras do Grande ABC tratam de 5.800 alcoólatras
Eles são atendidos por uma rede de profissionais de Saúde nos Centros e Núcleos de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas. A Faculdade de Medicina do ABC, referência no tema, mantém convênios com Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Governo prepara novo plano de combate ao crack para outubro
A iniciativa, que resgata um plano integrado lançado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é ampla e articula diversos órgãos, como o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), subordinada ao Ministério da Justiça.

 

CANAL ABERTO AO ASSOCIADO

Este é um espaço destinado a comentários e sugestões dos associados.
Participe você também do Boletim da ABEAD mandando as últimas notícias e novidades da nossa área para o e-mail: imprensa@abead.com.br.

Para associar-se clique aqui.
Se você já é sócio e deseja atualizar seu cadastro, clique aqui.

Caso não queira receber o Boletim, envie uma mensagem para imprensa@abead.com.br

Acesse nosso site: www.abead.com.br