logo XXV ABEAD.png
Abordagem para adições no século 21: Tradição, reinvenção e inovação
12 a 14 de setembro | 2019
Curso-Pré: 11/09
INÍCIO DO CONGRESSO
O CONGRESSO

Prepare-se.

O Congresso da ABEAD vai ser uma verdadeira experiência de construção de aprendizado. O que nós esperamos dos participantes? Que adotem uma postura não julgadora e aberta a ouvir opiniões diferentes, que não necessariamente precisam ser excludentes, que percebam o tradicional com um olhar novo e busquem inovação baseada nas novas evidências que surgem.

Nos últimos meses, muito tem sido publicado, criando posições antagônicas em vários aspectos da dependência química: como abstinência X redução de danos, comunidades terapêuticas X CAPS, ambulatório X internação, voluntário X involuntário, imposto X contrabando. Na área de saúde, todos os estudos levam ao caminho da importância da jornada do paciente, o que corrobora com a máxima de que cada único.

E vamos precisar de muitas estratégias, ferramentas, técnicas, para poder ajudar cada uma das pessoas que têm suas vidas impactadas pelas adições. Cada mudança social, seja através do posicionamento de políticos ou da ação de advocacy da sociedade civil, precisa ser baseada em evidências científicas atuais e esse é o grande objetivo desse Congresso. Cada tema e palestrante foi pensado considerando a complexidade e os fatores relacionados às adições:

Falaremos de prevenção, tratamento, política pública, tecnologia, família, economia, marketing, gestão, novas e antigas drogas, para que cada participante saia do evento com uma gama nova de conhecimentos, que podem ser usados juntos, separados ou até mesmo reformatados. Para mim, fica a imagem de brincar de Lego, em que cada peça tem um tamanho, cor, textura diferente, e a cada vez que eu as uso, construo algo diferente para atender a minha necessidade daquele momento: pode ser uma princesa, uma cadeira ou uma caixa. Que esse Congresso seja assim, que cada conferência seja para você uma peça de Lego que você possa levar com você e construir e reconstruir estratégias no campo das adições.

Ah! Além de conhecimento científico, não tenha dúvida que o evento lhe trará a oportunidade de Network que já é marca registrada da ABEAD. Vem com a gente para o Rio de Janeiro, de 12 a 14 de setembro de 2019. Se você quiser começar a sua jornada antes mesmo do evento, aproveite para se associar e faça parte agora mesmo. Vai ser um prazer ter você conosco!

 

Sabrina Presman

TEMAS
COMISSÕES

COMISSÃO

CIENTÍFICA

COMISSÃO 

ORGANIZADORA

COMISSÃO

JULGADORA E

DE PREMIAÇÃO

PALESTRANTES

PALESTRANTES

INTERNACIONAIS

Não há substituto para as trocas realizadas durante os encontros internacionais. Além da sua programação formal, tais eventos permitem uma troca de ideias que enriquecem a pesquisa e ainda oportunizam colaborações que beneficiam todos os participantes

PALESTRANTES DE TODO O BRASIL

© 2019 | ABEAD