logo XXV ABEAD.png
Abordagem para adições no século 21: Tradição, reinvenção e inovação
12 a 14 de setembro | 2019
Curso-Pré: 11/09
INÍCIO DO CONGRESSO
CURSOS PRÉ

Dia 11/09 - das 8h às 12h

Curso Pré Nº1:"Dual Focus Schema Therapy" (DFST)  para o tratamento dos transtornos pelo uso de substâncias e de Personalidade.

 

Um dos grandes desafios da nossa prática clínica é promover o tratamento de populações com diagnóstico dual entre os transtornos pelo uso de substâncias e os transtornos de personalidade, uma vez que se trata de uma situação complexa que exige um modelo psicoterapêutico integrativo para ambos os transtornos.

 

O Dr. Samuel Ball é um especialista renomado e bastante competente em conduzir a "Dual Focus Schema Therapy" (DFST). Neste workshop do Congresso da ABEAD em setembro de 2019, o mesmo trará uma visão global da aplicabilidade desta abordagem, que é uma terapia com duração de 6 meses, com protocolo estabelecido, cuja efetividade foi avaliada por 3 ensaios clínicos randomizados nos Estados Unidos.

 

Serão apresentados os 16 tópicos centrais e 16 tópicos seletivos do manual de tratamento, os quais são individualizados e ordenados com base na conceitualização do caso. Serão definidos e ilustrados os alvos centrais do tratamento, com a apresentação dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs), dos estilos de enfrentamento, e modos esquemáticos.

 

A DFST requer um processo detalhado de avaliação, educação e conceitualização, discutidos conjuntamente com o paciente, afim de implementar técnicas dirigidas para gerar mudanças que culminem na promoção de um melhor funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e relacional em quem for atendido.

Dia 11/09 - das 13h às 18h

Curso Pré Nº2: Comorbidades psiquiátricas e transtornos por uso de substâncias

Chamamos de comorbidade psiquiátrica quando além do paciente utilizar substâncias, ele também possui um outro quadro psiquiátrico associado. As terminologias para esta condição são diversas e mais recentemente a terminologia “patologia dual” tem sido inserida no meio científico.

 

A prestação de serviços integrados para pacientes com patologia dupla ou transtornos duais segue sendo um desafio importante na organização de serviços para a saúde mental. Isto porque existem dificuldades de diagnóstico, e capacitação dos profissionais da área para poderem identificar, manejar e consequentemente prestar a esses indivíduos um tratamento mais adequado, o que acaba por contribuir para um pior prognóstico de ambas as condições.

 

Para termos uma ideia desta dramática situação, apenas 12% dos pacientes com comorbidade nos Estados Unidos (EUA) recebem tratamento. Isso revela a necessidade urgente de ampliar os conhecimentos dos profissionais da saúde mental para melhor identificar e manejar as comorbidades psiquiátricas.

 

Assim, são objetivos deste curso apresentar os modelos causais que tentam explicar estas associações, os principais transtornos associados ao consumo de substâncias, suas prevalências e o impacto dos quadros na evolução das doenças duais com sugestões gerais de diretrizes baseadas em evidências científicas para o diagnóstico, tratamento das comorbidades e estruturação de serviços para atender esta crescente demanda.

13:00 – 13:15 - Abertura e Introdução: Marcos Zaleski e Raul Caetano

 

13:15 –13:30 - Transtorno Bipolar e Transtorno por Uso de Substâncias - Analice Gigliotti

13:30 – 13:45  - Transtornos de Ansiedade e Transtornos por Uso de Substâncias - Ana Cecília Marques

 

13:45 – 14:00  - Transtornos da Personalidade e Transtornos do Uso de Substâncias - Marcos Zaleski

 

14:00 – 14:15 - Transtornos do Controle de Impulsos e Transtornos do Uso de Substâncias – Nathália Janovik

 

14:15 –14:30 - Transtornos Psicóticos X Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) - Guilherme Fracasso

  

14:30 – 15:00 - Discussão de caso - Renata Brasil

 

15:00 – 15:30 – Intervalo

 

15:30 – 15:45 - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) E Transtornos por uso de substâncias (TUS) – Gabriel Landsberg

 

15:45 – 16:00 - Transtornos Alimentares e Transtornos por Uso de Substâncias - Ana Cecília Marques

 

16:00 – 16:15 - Transtornos Depressivos e Transtornos por Uso de Substâncias - Helena Moura

 

16:15 – 16:30 – Transtornos da Sexualidade e Transtornos por Uso de Substâncias - Alessandra Diehl

 

16:30 – 16:45 Transtorno de Acumulação (TAc) e sua interface com os Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) - Marcos Zaleski

  

17:00 – 17:15 – Tabagismo e Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) – Tadeu Lemos

 

17:15 – 18:00 – Resumo do curso e considerações finais:  Raul Caetano e Renata Araújo

Inscrições somente no local de acordo com a disponibilidade. 

Inscrições somente no local de acordo com a disponibilidade. 

© 2019 | ABEAD